02/12/2010

XV Conafisco é aberto em Florianópolis

Fonte: Sintaf
 
Na pauta de debates encontram-se importantes temas de interesse do Fisco e da sociedade, a exemplo da Lei Orgânica da Administração Tributária e dos desafios do sindicalismo público brasileiro

 

Com o tema “Um fisco melhor para um Brasil maior” foi aberto na noite de ontem, 27, o XV Congresso Nacional do Fisco (Conafisco), em Florianópolis (SC). Na pauta de debates encontram-se importantes temas de interesse do Fisco e da sociedade: Lei Orgânica da Administração Tributária, desafios do sindicalismo público brasileiro, previdência social no serviço público e transparência na aplicação das receitas públicas.

O evento teve início com a belíssima apresentação do Ballet Bolshoi. Em seguida, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao colega Francisco Ítalo Leite Fernandes, vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Mato Grosso (SIPROTAF), falecido em 23 de outubro – a quem dedicaram os trabalhos do Congresso.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Fenafisco, Rogério Macanhão, pelo presidente do Sindifisco-SC, Fabiano Dadam Nau, pelo deputado federal João Dado (PDT-SP) e pelo senador eleito pelo Amapá, Randolf Rodrigues.

Participação política

Na tarde de ontem (29), antes da abertura oficial do Conafisco, parlamentares se reuniram com a Comissão de Participação Política da Fenafisco para debater sobre as causas fazendárias. Participaram, deste momento, o senador eleito pelo Amapá, Randolf Rodrigues e onze deputados – dentre eles os federais Artur Bruno (PT) e Chico Lopes (PCdoB), convidados pelo Sintaf-CE.

Os parlamentarem manifestaram seu apoio às causas dos fazendários não apenas considerando o aspecto corporativo, mas principalmente pelos benefícios que trarão à sociedade. Eles defenderam uma reforma tributária democrática e descentralizadora, e reconheceram a importância da participação política dos trabalhadores do Fisco. Na ocasião, foi proposta a realização de uma nova reunião em Brasília com a participação de todos os parlamentares comprometidos com as demandas do Fisco. O movimento é pluripartidário e reconhece no Fisco Estadual e Distrital o caminho para importantes avanços no País.

Eleições na Fenafisco

O dia de ontem também marcou a realização das eleições gerais da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco). “Vencendo desafios” foi a Chapa única vencedora, que estará à frente da Diretoria da Fenafisco no triênio 2011/2013. Manoel Isidro dos Santos Neto (Sindifisco-PB) será o novo presidente da Federação; Liduíno Lopes de Brito, diretor de Organização do Sintaf Ceará, assumirá a Diretoria de Formação Sindical e Relações Inter-Sindicais.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Rudimar Braz de Melo, filiado ao Sindifisco/SE; Francisca das Chagas Barbosa Lima (Chaguinha), filiada ao Sintaf-MA; e Philippe Salha, Filiado ao SINAFFEPI/PI. José Alves Coelho, candidato ao Conselho Fiscal com o apoio do Sintaf-CE, foi eleito suplente.

Fonte: Sintaf-CE